terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Passado, presente... FUTURO?!

É estranho como o passado é tão presente em nossas vidas. O ser humano é o único animal que tem essa noção de tempo e consegue dividi-lo assim, será que isso é a racionalidade? Pode ser que sim. Mas há séculos tentamos driblar o tempo, queremos voltar atrás nos erros que cometemos mas não há como. Então nos colocamos a sonhar com máquinas engenhosas que fizessem isso para nós, máquinas que nos levassem para o passado e assim nós pudéssemos transforma-lo ao nosso bel prazer. Mas isso é impossível, pois como já dizia o poeta Cazuza "O tempo não para!".

E o futuro? Bom a quem acredite que o futuro é questão de predestinação divina, ou a Deus pertence ou mesmo você é quem traça. Claro que há muitas outras teorias, mas foquemos nessas. Como saber qual é a verdadeira? Na tentativa e erro? Creio que não. A cada passo dado já é o seu futuro acontecendo, se moldando. Como dizem “O Presente é passado e o Futuro é agora”. Não há como planejar o que vai acontecer nele, pois depende de uma sequência de fatos, exemplo: para passar no vestibular você tem que estudar TODAS as matérias, não importa que você gosta ou não de história ou mesmo de química terá de estudar, fazer a prova, caso tenho duas fases, estudar mais e fazer a segunda fase. A consequência pode ser passar ou não. Caso passe o seu futuro será na faculdade, caso não estude mais e no próximo ano você conseguirá!

Hoje, aliás, agora estava procurando uma coisa e acabei encontrando muitas coisas do meu passado. Coisas de quando eu tinha meus 13, 14 e 15 anos era uma época boa. Divertida e engraçada, parecia que tudo era mais fácil e era tudo sem muitas responsabilidades. Mas tudo mudou. Talvez por algumas coisas eu voltasse para aquela época, mas eu realmente prefiro o meu presente. Sabe ás vezes saber o que quer da vida e ter certeza que daqui pra frente está sob o seu controle é muito bom, mas confesso que muitas vezes me canso e queria que tudo fosse fácil e não precisasse de tantas responsabilidades, mas paciência. Ninguém disse que viver era fácil.

Andreza Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário